fraude-verita

Não causa estranheza que os institutos de pesquisa realizem levantamentos estatísticos nos período eleitorais. Afinal, como empresas que são, têm neles a matéria prima que necessitam para sobreviver economicamente. Portanto, nada mais natural!

Entretanto, é muito estranho que o Instituto Veritá, com trabalhos muito questionados na última eleição presidencial, venha a João Pessoa sem que ninguém o tenha contratado, e faça uma pesquisa, ele mesmo sendo o contratante (http://www.maispb.com.br/196465/pesquisa-aponta-vitoria-de-luciano-cartaxo-em-joao-pessoa-com-45-dos-votos-contra-21-de-cida-ramos.html).

Ainda que isso seja permitido por lei, fica a indagação: com que interesse o Instituto Veritá gastaria dinheiro para realizar pesquisas na capital da Paraíba sem faturar absolutamente nada com isso? Pelo contrário, “gastando”!

Por que?
Para que?
Por quem?

PASSADO ARRANHADO

A propósito, o Instituto Veritá foi bastante combatido e questionado na última eleição presidencial, quando teve sua imagem vinculada ao PSDB de Aécio Neves e Cássio Cunha Lima.

A pergunta que se está fazendo é: será que por trás dessa pesquisa contratada pelo próprio contratado estaria o senador Cássio (PSDB), aliado do candidato a reeleição Luciano Cartaxo (PSD)?

Seja como for, não faz mal relembrar o passado recente bastante questionada do Instituto Veritá:

PESQUISAS

Datafolha acerta em cheio; Ibope, na margem de erro; Sensus e Veritá fracassam

No Veritá, o erro foi maior ainda. Aécio tinha mais de seis pontos de vantagem, e acabará quase quatro atrás. O Veritá apontava o tucano com 53,2% e a petista 46,8%.

(http://www.otempo.com.br/blogs/pol%C3%ADtica-19.298822/datafolha-acerta-em-cheio-ibope-na-margem-de-erro-sensus-e-verit%C3%A1-fracassam-19.328953)

 

Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos; Veritá não revelou Dilma à frente

Segundo a Folha, marqueteiro de Aécio pediu dados não-representativos de Minas em estudo nacional; Veritá diz que houve pressão para não divulgar último levantamento com Dilma à frente

(http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/3667803/campanha-aecio-usou-pesquisa-com-dados-enganosos-verita-nao-revelou)

Pesquisas fajutas mostram do que o PSDB é capaz

(http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/156692/Pesquisas-fajutas-mostram-do-que-o-PSDB-%C3%A9-capaz.htm)

 

Faça você mesmo o julgamento. Mas não se esqueça do ditado matuto: “quem faz um cesto, faz um cento!”