Uma das importantes lições do ensino da língua pátria é o aprendizado das pessoas do verbo: eu, tu, ele, nós, vós, eles.
Mas enquanto na língua portuguesa existem seis pessoas do verbo que denota ação, na política, ou melhor, na boa política, só existe uma: NÓS!

E sabem por que? Porque ninguém faz, pratica ou exerce a boa política isoladamente, na base do EU! A política do bem coletivo, a política das políticas públicas (saúde, educação, segurança, infra-estrutura, etc…) tem só uma pessoa verbal: NÓS!

Esse NÓS da boa prática política compreende um universo de agentes interativos que, somados, produz algo fundamental para a vida na sociedade moderna: DEMOCRACIA!

Enquanto o NÓS sintetiza o eleitor que vota, escolhe e participa, o prefeito que ouve, consulta e presta contas, as associações e sindicatos que pleiteiam e reivindicam, a Câmara de Vereadores que debate, encaminha e aprova projetos, numa engrenagem social interativa cujo alimento é a participação coletiva, o EU é a expressão acabada do coronelismo em decadência.

O EU representa aquela política do compadrio, a política da panelinha, onde só participam os testas de ferro e a parentada! Nela não há participação da coletividade, nem do eleitor, que então só presta para votar, nem de associações e sindicatos, nem da Câmara Municipal, nem de ninguém a não ser aqueles de que falei há pouco.

Na boa política do NÓS há interatividade e participação porque não há nada a se esconder: os frutos dela são repartidos entre todos da sociedade. Já na política do EU não há nem se quer interatividade nem participação porque se busca esconder e se esconde o que deveria ser público para toda sociedade. E se esconde para que da repartição participem apenas os da panelinha.

Na boa política do NÓS não há salvadores nem Messias. Há junção de forças, ideias e soluções. Há democracia na acepção do termo: governo do povo!

Sejamos pois, NÓS todos, o construtor de nossos caminhos para que o coronelismo nefasta do EU ganhe de vez o pijama da aposentadoria política!

 

 

• DOMINGO é dia de notícia e informação. DOMINGO É DIA DO TREM DAS ONZE!!!