A Câmara Cajazeiras-PB, realizou no último dia 22, Sessão Especial Extraordinária tendo em debate o tema: Janeiro Branco e os Cuidados com a Mente.

A Sessão foi Presidida pelo presidente, José Gonçalves de Albuquerque (PTC), e Secretariada pelo Primeiro Secretario, Álysson Américo de Oliveira (Alysson Voz e Violão).

A mesa diretora contou com as ilustres presenças: Psicólogo e Coordenador da Campanha Janeiro Branco Cícero Lima; Psicóloga e Professora Leilane Menezes Maciel Travassos; Psicóloga Organizacional HUJB Tayrine Matias de Paula.A mesa do plenário foi composta por: Coordenadora CRAS I Edilene de Vasconcelos Vitoriano; Psicóloga Luiziane Rolim; Gerente 9º Regional de Educação Valério Damasio; Diretora do Hospital Regional de Cajazeiras Edjane Leite; Representeando 9º Regional Saúde; Representando o Comandante do 6º BPM o Sargento Policia Militar José Iramilton Vieira e Representando a OAB Dra. Cícera Cavalcante

“Janeiro Branco”, tema 2019 para marcar a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, nasceu no Brasil e conquistou o apoio de Conselhos Regionais de Psicologia do país, a mesma se dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

O propositor, Vereador Rivelino Martins, usou a tribuna como primeiro orador – agradeceu aos presentes: Edjane Leite (Diretora Geral do Hospital Regional de Cajazeiras), Sargento José Iranilton, representante do 6º BPM), Valério Damásio da Mota (Gerente Regional da 9º Gerência de Educação), Edilene de Vasconcelos Vitoriano (Coordenadora do CRAS I), Patrícia Holanda (representando a Nona Gerência de Saúde), Dra. Cícera Cavalcante, e demais pessoas da sociedade. Rivelino expôs sobre à importância do debate.

Logo, foi apresentada uma poesia no coreto que tiveram participações do vereador Rivelino Martins, Wanderley Figueiredo e Tarciso Soares.

A palestrante Leilane Menezes Maciel Travassos, psicóloga e professora da Faculdade Santa Maria, representou a coordenadora do curso de psicologia da referida faculdade – a Senhora Maria Aparecida Menezes. Leilane, abordou a realidade, no tocante à saúde mental e necessidade de um psicólogo nas escolas, por exemplo. Ela citou o caso da 9° Regional de Educação, que dispõe apenas de um psicólogo para atender todas as escolas das (quinze) cidades atendidas pela gerência. Sobre o assunto, a psicóloga trouxe o problema para o município de Cajazeiras e ressaltou: “O CAPS está extremante lotado”.

Por conseguinte, a palestrante Tayrine Matias de Paula, (Psicóloga Organizacional) do Hospital Universitário Dr. Júlio Maria Bandeira de Melo – falou sobre saúde mental no âmbito do trabalho, destacando em sua fala “Qual sentido do trabalho?”.

Fizeram uso da fala, os psicólogos Cícero Lima, Luiziane Rolim, o professor Valério Damásio da Mota (Gerente Regional da Nona Gerência de Educação), Drª. Cícera Cavalcante e os vereadores: Alysson Américo (PSB), Eriberto Maciel (PP), Jucinério Félix (PPS) e Roselânio Lopes (PTB).

Finalizando o debate, o Vereador-Presidente José Gonçalves de Albuquerque, “Deusinho da Arara”, deu por encerrada a sessão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: ascomcmc + REDAÇÃO